Skip links

Bombeiro Civil

O PAPEL DO BOMBEIRO CIVIL

O papel do bombeiro civil consiste em minimizar todo e qualquer risco de explosões, incêndios, desabamentos ou qualquer outro tipo de acidente a que um empreendimento está exposto. Para isso, uma equipe preparada de profissionais que realizem uma análise criteriosa do ambiente é essencial.

O bombeiro civil é um profissional que atua na prestação de serviço para empresas, indústrias, entre outros órgãos privados, diferente do bombeiro militar, que trabalha para regimentos e batalhões de ordem pública.

A importância desse profissional está no fato da sua prestação de serviço de bombeiro civil possuir todas as qualificações para que o local seja devidamente protegido contra diversas ameaças, além do combate a incêndio, como manusear e inspecionar os equipamentos de resgate e salva-vidas, dar assistência em situações de desastres ambientais, socorro em situações de emergências, entre outras atividades.

AS QUALIFICAÇÕES DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE BOMBEIRO CIVIL

Dentre as inúmeras atividades que esses profissionais podem exercer, na prestação de serviço de bombeiro civil o mais importante é o auxílio em situações de emergência com medidas como:

  • Fazer uma análise rápida da situação;
  • Solicitar apoio externo rapidamente quando for uma ação necessária;
  • Realizar os primeiros socorros caso haja vítimas;
  • Minimizar os riscos de agravantes da situação;
  • Tranquilizar os funcionários que estão no local de risco;
  • Indicar o abandono do ambiente;
  • Fazer o isolamento da área.
  • Prevenção e combate ao fogo.

 

A prestação de serviço de bombeiro civil coloca a empresa em uma condição de segurança que muda todo o panorama para os próprios funcionários do local. Além da garantia de proteção pelos profissionais, o local passa por inspeções de equipamentos como extintores, detectores de fumaça, sprinklers, hidrantes, além de testes de emergência e treinamentos para brigadas de incêndio que a própria prestação de serviço de bombeiro civil exerce.